03 dezembro 2008

Minha árvore de Natal

Sempre simpatizei com as árvores de Natal. A da madrinha da minha irmã era de plástico e minúscula, ela era uma mulher prática e econômica, a gente achava a árvore dela muito engraçada. A da minha avó, era feita inteirinha daqueles fios brilhantes, que se faz perucas de carnaval, era inteirinha dourada, um escândalo e adorávamos quando chegava o dia de montá-la e finalizar com cartões de Natal de muitos anos atrás! A nossa era a mais linda de todas, colorida e calorosa, meu pai comprava todos os anos um pinheiro enorme, natural, e assim a casa ficava exalando aquele cheiro maravilhoso de Natal, de férias, de 2 meses inteiros na praia, quando minha mãe tinha que me catar na rua bem tarde, para que eu jantasse e tomasse banho a contra gosto!
Tudo isso seria motivo mais que suficiente para que eu quisesse reproduzir uma árvore como aquela na minha casa de adulta, querendo que minha família sentisse a mesma alegria.


Mas a minha simpatia e motivos para ter uma grande árvore aumentaram ainda mais quando li sobre o profundo significado espiritual da árvore de Natal dado por Paramahansa Yogananda. As práticas de meditação que visam alcançar estados de consciência elevados (êxtase, consciência cósmica, nirvana, samadhi...) têm em comum a intenção de levar a energia armazenada na base da coluna vertebral até o topo da cabeça, ou no ponto entre as sombrancelhas, a sede do olho espiritual, viajando através da coluna vertebral e passando por todos os chacras ( centros de energia). Pois bem, na visão de Yogananda a árvore significa a coluna vertebral, as luzes são a energia espiritual, as bolas ou enfeites são os chacras e por fim, no topo da árvore, a estrela que significa o olho espiritual. Então a árvore representa o caminho da consciência crística.

Esta é a minha árvore de Natal.

3 comentários:

nostodoslemos disse...

Bom, Feliz Natal!

Anônimo disse...

Te desejo um natal tão bonito quanto sua alma, que brilha tão forte!!!

Javier B. Martínez disse...

Vaya, Karin, esto sí que es sincronicidad de pensamiento.
Dejemos que el chi pase por los chakras...
Bonito árbol, espero que disfrutes la Navidad.

Beijos