27 fevereiro 2009

Na cidade





O carnaval foi em São Paulo mesmo. Caminhamos muito e o ponto alto (para nós comilões não foliões) foi no brunch do orgânico Le Manjue Bistrô, que é excelente e eu recomendo muito!

26 fevereiro 2009

19 fevereiro 2009

Amigas da alma

Ontem acordei meio tombada...



... então comprei-me no supermercado um pouco de paz e um pouco de amor!

Aqui dicas para atrair amor ou reforçá-lo.

17 fevereiro 2009

Amigos da água



Colocar o Picutico na natação para bebês foi certamente uma das melhores coisas que fizemos por ele. Além de perder o medo da água mais cedo, e eu digo isso porque ele já mergulha, depois dorme que é uma beleza! E de certa forma, bom para nós também, já que aguardamos ansiosamente pelo dia do "Amigos da água" para dar um relax na piscina quentinha!

12 fevereiro 2009

Preciso dividir essa culpa

"Atualmente as vacas são induzidas por hormônios a produzir muito mais leite do que sua natureza permitiria. Tratadas como máquinas, são obrigadas a viver constantemente grávidas - por inseminação artificial, mas são impedidas de amamentar seus filhotes. Contraem infecções nas mamas, sentem dores e quando exauridas são mortas."


Desde que recebi por email este cartaz do instituto de proteção animal Nina Rosa, fiquei preocupada com as vacas. Nunca mais tomei uma xícara de leite tranquila. Já optava há tempos por comprar ovos de galinhas felizes, mas nunca tinha parado para pensar a respeito do leite e suas produtoras.
Concordo plenamente que todos deveríamos ingerir menos leite, porque ao contrário do que se prega por aí, ele não é tão benéfico assim e muito menos a melhor fonte de cálcio. Até tomo leites vegetais com frequencia, mas o (meu) grande problema é que eu gosto de leite e seus derivados, e não sei se vou conseguir desapegar completamente dele, mesmo dilacerada pela culpa de colaborar com a exploração e sofrimento das vacas e bezerros.
Para minimizar a inquietação, fui em busca de alguma marca que tratasse melhor nossas amigas.

Encontrei no mercado o leite integral em caixinha e sem consevantes da marca "Naturallis" com o rótulo "Orgânico" e certificado pelo Instituto Biodinâmico. Não contente com as poucas informações da embalagem liguei para o SAC e falei com o responsável, um simpático senhor mineiro que me explicou tudo direitinho. Ele me contou que lá na fazenda as vacas são tratadas com homeopatia, não tomam hormônios para produzirem mais leite, não são afastadas dos bezerros, são ordenhadas mecânicamente em ambiente tranqüilo, são alimentadas com milho e capim da fazenda e quando apresentam mamite (infecção nas mamas) ou alguma outra doença que não se conseguiu tratar com a homeopatia e fitoterápicos elas são tratadas com antibióticos e são afastadas da ordenha.
Falei-lhe que procurava uma usina onde as vacas fossem bem tratadas, e ele me contou umas histórias terríveis de fazendas que ele já conheceu. E gostou do meu telefonema, falando que vai avisar à diretoria que o consumidor se preocupa com isso!

E então? Vamos aderir a essa nobre causa?

06 fevereiro 2009

Shantala, a conquista da vida boa

Demorou, mas aconteceu! Uma das coisas que eu mais planejava ainda grávida, era fazer massagem no meu filho. Mas qual não foi a grande frustração quando na época indicada (ao redor dos 2 meses) me deparei com um bebê completamente enfurecido quando começava a ser massageado...
Me recusei a acreditar e ainda insisti mais algumas vezes, mas todas as tentativas de deixá-lo relaxado acabavam em pura tensão. E eu achava que ia abafar na Shantala...


Até que uma amiga muito experiente no assunto, a Jacqueline, me aconselhou começar aos poucos: uma semana só nos pés, depois pés e pernas e assim por diante. E recomendou ainda que não desistisse, que continuasse insistindo por a oleação ser muito importante para a imunidade, musculatura, sistema nervoso, coordenação motora e tal tal tal...
E assim eu fiz, de mansinho, quando ele começava a chorar, parava e só fazia novamente no dia seguinte.


Hoje estou muito feliz porque ele gosta visivelmente, já deixa eu fazer a Shantala completa e inclusive fica quietinho esperando por ela. Com o clima armado de musiquinha suave, óleo de lavanda no difusor e temperatura amena, faço logo após o banho e antes de mamar e dormir, graças a este ritual as noites têm sido maravilhosas.
Conversando com outras mães, descobri que é muito comum os bebês chorarem no começo e por isso, mesmo as mais bem intencionadas acabam desencanando.


Para quem quiser aprender recomendo que vá direto na fonte: o livro "Shantala" de Frédérick Leboyer, não tem erro, é lindo, poético, simples e muito claro!

E depois sai todo serelepe, o Picutico!

02 fevereiro 2009

Tag da mesa de cabeceira



Esta é a minha. Devo dizer, no dia da foto, porque ela sempre muda. Mas os itens sempre presentes são a luminária com contas para dar um ar romântico (elas estão tortas porque foi feito por mim!), flores - não vivo sem elas, livros, papéis para escrever pensamentos, relógio e uma caixa de papel de lenços para eventuais crises de choro.
É... a mesa de cabeceira diz muito sobre a pessoa.
Passo o post adiante e quero saber como é a de:
Hellene, Lígia, Carol e Clarinha.