31 outubro 2009

Mistura fina II

A amizade que começou aqui vai muito bem.



Quase um ano depois, "Violeta"se tornou quase um mantra quando queremos que ele pare de chorar. Alimentá-la é a primeira coisa que faz ao acordar, ela gosta e cuida dele. Nos parece que esse amor tem se extendido a todos os cães, gatos e quadrúpedes em geral, quem ele insiste em chamar de "mami", enquanto eu sou apenas "ô".
Apesar da frustração acho lindo!






27 outubro 2009

Roupa da praia



Quando conheci o ateliê da tecelã Nara Guichon em Florianópolis fiquei encantada! Não só com ela, que é muito querida, não só com a casa onde funciona, que é linda, mas sobretudo com o seu trabalho.
Ela fia a lã, tinge a lã, tece os fios, costura, escolhe e cuida de tudo que cria. Tapetes, mantas, almofadas, bonecos e também roupas e acessórios. Ultimamente ela anda coletando sementes naturais e objetos praianos, como redes de pesca que são empurradas pelas ondas. Ela limpa, recicla e transforma para a gente vestir!

Nesta semana a Nara expõe em São Paulo.

Dias 29 de outubro a 2 de novembro, das 10h às 20h.
Rua João Moura, 879 casa 2
Tel: 3081-9852

25 outubro 2009

Cassamba



Abriu a Cassamba! A loja virtual de Rodrigo Leão, oferece desenhos únicos em materiais pouco nobres: sacos de pão, envelpes usados, papelão...
Arte expressa no que está à mão, dê uma olhada!

23 outubro 2009

Beauty Care



Entusiasmada com minha própria matéria "Benefícios dos cosméticos naturais" na Personare, resolvi me dar um trato. As receitas estão todas lá, seguindo o seguinte princípio: se você não pode comer o que usa na pele, então não é bom....

20 outubro 2009

Eu vi a luz!

A testemunha ocular da bioluminescência está aqui! As fotos Kirlian são todas retiradas do site The synergy company.



Esta é uma folha de urtiga orgânica e saudável. Reparem como ela irradia uma luz uniforme e equilibrada.



Esta é uma folha tipicamente encontrada no comércio, tratada com aditivos químicos e muitas vezes não tão fresca. Reparem nas lacunas (os buracos pretos) e a ausência do halo de luz, indicando o desequilíbrio energético e a falta de vitalidade.



E aqui, o que falei no post anterior. A explosão de luz e vida que são os brotos!
Uma maravilha só!


19 outubro 2009

Com vocês "O Pão Essênio"


Este pão maravilhoso é considerado algo muito próximo ao pão que Jesus fazia. Ele é achatadinho, escuro e mais se parece com uma bolacha. Considerando que naquela época não havia bromato, farinha refinada, gordura vegetal hidrogenada e melhoradores em geral, devia ser assim mesmo. Apenas esse fato histórico seria motivo suficiente para me dar vontade de fazê-lo em casa. Mas tem mais, muito mais.
Ele é VIVO. É feito de trigo germinado, cheio de enzimas, vida e luz. Não é metáfora, é comprovado que os grãos e sementes germinados emitem luz, são uma explosão de vida em potencial, a semente querendo virar árvore! E é vivo, porque não é assado, apenas desidratado ao sol... como os essênios, povo conhecido por sua grande sabedoria, faziam.

Como não fotografei, o Rodrigo que adorou o pão, ilustrou!

Germinar é uma delícia. Enquanto você vai dormir deixa as sementes acordando, depois é só acompanhar os brotinhos verdes despontarem timidamente mas cheios de amor para dar!

Como germinar?

Deixe de molho o trigo em grão por 8 horas, ou uma virada de noite. De manhã, drene toda água num coador. E deixe-os lá pendurados para que não juntem água no fundo, senão apodrecem. Deixe que ele recebam luz. No entanto, cuide para que eles não ressequem, senão não brotam. Você pode umidificá-los de leve se for preciso. Em dois dias os brotos já estarão lá indicando que já podem virar pão, ou serem consumidos como salada.

O pão

Triture num processador ou liquidificador todo o trigo germinado. Ele fica como uma massa mesmo. Para uma versão salgada acrescente sal a gosto e algum  temperinho como óregano seco, curry, tomilho... para uma versão doce canela e passas de uva fica ótimo...
Sove a massa como faria com um pão comum.
Forre uma assadeira com sementes de gergelim. Isso serve como fator "untante".
Abra a massa com um rolo de macarrão como uma bolacha e deite-a sobre os gergelins.
O certo é que o pão desidrate ao sol por aproximadamente 5 horas. Como sol tem sido difícil aqui em São Paulo, eu levei ao forno baixo por 20 minutos. Não devem ser assados, pois isso anularia as enzimas. Quando esfriam eles ficam duros como pão sueco.
Para comer o que sobrou você pode aquecer brevemente em uma chapa quente. Besuntar com manteiga ou mel também é bom...

Consumir com moderação, pois é altamente digerível, se é que vocês me entendem.

15 outubro 2009

Plan Toys



Cheios de boas intenções escolhemos, pesquisamos, compramos e presenteamos nossos filhos e os filhos dos outros com brinquedos educativos. Feitos de madeira, sem quinas, materiais atóxicos, não "engolíveis", livres de apelos consumistas, tudo certo, exceto um detalhe: A QUALIDADE. Todos, todos os que o F. ganhou se quebraram em menos de 7 dias, resultando num verdadeiro cemitério de peças soltas pela casa... Não sei o motivo, mas tenho visto que o acabamento destes brinquedos são terríveis no Brasil. Já cheguei a presentear o filho de uma amiga com uma linda centopéia de madeira, quando ele abriu e empurrou a bichinha no chão ela se quebrou imediatamente...
Enquanto a qualidade dos nossos brinquedos não melhoram eu recomendo uma marca gringa dos sonhos: A Plan Toys. Os brinquedos são lindos, muito estilosos e de alta durabilidade, testados aqui em casa! Além disso é uma empresa verde que além de usar madeira de reflorestamento, apóia mil e um projetos ecológicos.
Mesmo que você não tenha uma criança por perto recomendo que entre no site e veja o catálogo, só pelo prazer de apreciar coisas belas e bem feitas!

08 outubro 2009

Você usa sua boca?



A russa Victoria Boutenko precursora da alimentação viva é também uma entusiasmada pesquisadora na área da saúde. Recentemente ela desenvolveu o "Jawcerciser", um exercitador de mandíbulas. Após anos de pesquisa ela encontrou materiais atóxicos, a forma e o jeito certo de usá-lo. Segundo Victoria os alimentos excessivamente refinados e processados de hoje, diminuem muito a necessidade de mastigar, fazendo com que as glândulas salivares se atrofiem e a massa óssea das mandíbulas e dentes fiquem rarefeitos, deixando-os muito mais sucetíveis a doenças e infecções.
É também sabido que as articulações das mandíbulas são uma das maiores sedes de tensões acumuladas no corpo, e uma das formas de alívio é mastigar, "ruminar". Na medicina chinesa a presença de saliva em boa quantidade e de sabor doce são sinais de boa saúde.
No site do Jawcerciser™  tem muitas outras informações.
Você também pode dar mais função a suas mandíbulas e dentes comendo alimentos crus, mais duros e mastigá-los bem, e às vezes até um chicletinho sem açúcar também vale!

05 outubro 2009

De doce já basta a vida!!!





Quem come de tudo, fica mais inteligente... e interessante!
Uma festinha que não se detém no óbvio também!
Cheque na matéria "Festinha infantil bem natural" na Personare como isso é possível!!!
Coloquei receitas aprovadas na vida real...

01 outubro 2009

Blog novo

Está online o novo blog que fala especificamente sobre minha formação e meu trabalho atual. Ele servirá unicamente como link daqui do Orgonio. Quem quiser visitar é o Karin Fromm.
Obrigada!