20 agosto 2008

Canjica alternativa

Me disseram que comer canjica ajudava a produzir mais leite. É verdade! Eu comprovei na prática, cada vez que eu como canjica, meus peitos dobram de tamanho (meninas, é uma pena que não funcione também depois do aleitamento!) e meu filho agradece.
Mas... o doutor também mandou diminuir a ingestão de açúcar e laticínios, pois são suspeitos de aumentar as cólicas nos bebês e para não ver meu filho se esgoelar de dor, estou topando qualquer parada!
Então fiz uma canjica alternativa que ficou bem gostosinha. Assim:
Deixei de molho por uma noite 500g de canjica. Escorri e cozinhei em 1 litro de água por 20 minutos (ou até ficar "al dente"). Depois cozinhei com mais 1 litro de leite de soja (de caixinha) com 2 pitadas de cravo em pó, 3 pitadas de cardamomo em pó, pauzinhos de canela e um pouquinho de essência de baunilha. Quando o líquido reduziu pela metade, desliguei o fogo. Depois que esfriou um pouco, e ainda na panela acrescentei 3 colheres de sopa bem generosas de mel (o mel nunca deve ser fervido, pois perde suas propriedades nutricionais).
Por causa das especiarias ela fica assim, com este tom mais escurinho e charmoso!

Nenhum comentário: