28 fevereiro 2008

Lojinhas japonesas


As lojinhas japonesas são grandes aliadas da nossa saúde, porque além dos badulaques divertidíssimos e tranqueirinhas fofas e coloridas, vendem também uma gama enorme de produtos naturais e saudáveis, nacionais e importados. E o que faz realmente a diferença é: o preço! É tudo absolutamente mais barato do que nas lojas especializadas em produtos naturais... talvez porque para os japoneses, esses alimentos não sejam "alternativos",simplesmente fazem parte do dia-a-dia.
Só pra citar alguns exemplos: Algas marinhas, tofú ( queijo de soja), missô, chás, cereais integrais, gergelim, bolachas de arroz integral, cogumelos ( shitake, shimeji) e vegetais como brotos, bardana e raíz de lótus, que normalmente são caros, lá são acessíveis. Dá pra fazer a festa! Sem contar as novidades exóticas.
Se não tiver nenhum oásis destes no seu bairro, então programe-se para se jogar numa tarde de compras no bairro da Liberdade aqui em São Paulo.



Foto: lobstar 28

25 fevereiro 2008

Brotos, brotinhos

Me lembrei de que meu avô chamava a gente de "brotinho", e ontem enquanto preparava os meus, me dei conta de que é realmente um elogio muito fofo, mas que caiu em desuso...
No entanto, está na moda falar em alimentação viva, comer os alimentos com o menor processamento possível, de preferência crus, para manter todas as vitaminas e propriedades intactas. Não existe nada mais cheio de vida do que os brotos... eles têm uma consistência crocante e dão alegria às saladas, sanduíches e até tortas! Os de alfafa e trevo são facilmente encontrados no supermercado, mas legal mesmo é fazê-los em casa. E você pode fazer de várias sementes: trigo, rabanete, lentilha e tantos outros.

Brotos de trigo
Coloque num recipiente a quantidade de trigo em grão que você desejar fazer germinar, cubra com água e deixe de molho uma noite inteira. Na manhã seguinte escorra os grãos, mas não totalmente, eles devem ficar sempre um pouco úmidos. Disponha-os numa travessa, num lugar arejado e deixe a "força da natureza" agir sobre eles! Em poucos ( uns 3) dias eles estarão como estes da foto. É só temperar como salada e mandar ver!


Foto: chris and jenni

21 fevereiro 2008

Detox da semana: Drene sua linfa!



Se você está se sentindo meio "embaçado", agende uma drenagem linfática, e dê ao seu corpo uma massagem, e uma mãozinha para acelerar o trabalho da "equipe de limpeza" do seu organismo! A drenagem ajuda a eliminar líquidos e junto com eles as toxinas, que nos deixam com a sensação de cansaço e desânimo.
E atenção meninos: drenagem não é coisa de mulher, seus benefícios vão muito além dos resultados estéticos!


Ilustração: Rodrigo Leão

19 fevereiro 2008

Ajo blanco ou sopa de amêndoas


Alho tem sido um dos meus desejos mais freqüentes, de diversas maneiras e nas ocasiões mais variadas... Eis que um dia descubro esta maravilha da gastronomia contemporânea! E o charme é falar com sotaque: "Suepa de ajo blanco con ubas berdes". Trata-se de uma sopa fria, branca, nutritiva e misteriosa, diferente de tudo que já provei e deliciosamente fácil de fazer... e não se assuste porque o gosto do alho é suave.

Sopa de ajo blanco

Ingredientes para 2 pessoas:
* 200 gr. de amêndoas cruas ( ou de farinha de amêndoa)
* 1 pedaço de pão ( usei pão italiano, uns 10 cm mais ou menos)
* 2 dentes de alho,
* 4 colheres (sopa) de azeite,
* 2 colheres (sopa) de vinagre,
* sal,
* 16 uvas verdes ( de preferência Thompsom)

Método: Ferver as amêndoas em água durante 5 minutos, escorrê-las. Bater no liquidificador o pão ( deixado de molho na água por uns 3 min.), as amêndoas, os alhos, azeite, vinagre e pelo menos um copo de água. Triture até virar uma sopa fina. Corrija o sal e sirva gelada, enfeitada com as uvas cortadas ao meio.


Foto: Geespot

15 fevereiro 2008

barriga e tricô


Eu sei, eu sei... estou me tornando uma blogueira monotemática, só fazendo posts sobre a gravidez. Estou atenta a isso, mas é que a barriga está ocupando um espaço cada vez maior no meu corpo e na minha vida!
Recentemente, sob influência e supervisão da futura avó prendada ( minha mãe), descobri a maravilha que é fazer tricô... combina muito, mas muito mesmo com gravidez, com esperar. Você descansa as costas, se aconchega, põe as mãos em cima da barriga e vai tecendo... carreira por carreira, exercendo a paciência tão necessária nessa época de construção. E aí vai imaginando e desejando que aquele corpo fofinho e redondo chegue logo para preencher a sua roupinha-obra! Delícia! Mais uma vez, dou meu braço de mulher moderna a torcer... e concluo que nossas avós estavam certas!

12 fevereiro 2008

Florais para gestantes


"Podemos perceber a gestação como tendo três fases. Na primeira, podem surgir enjôos e mal-estar. Por carregar em seu interior um ser cósmico, existe o afastamento do mundo material, ocasionando eventos como pressão baixa, falta de concentração e sono excessivo. Essa fase é muito íntima para o casal. Na segunda fase, os sintomas normalmente já melhoraram, e a barriga começa a aparecer. É uma fase considerada muito tranqüila. Na terceira, a gravidade se torna uma das questões físicas principais e a proximidade do parto é a outra questão central."
Dra Natalia Zekhry, médica antroposófica

Não tive nem um dia sequer de enjôo até agora ( quinto mês de gravidez), e tenho certeza de que os florais que tomei neste período inicial, contribuiram muito para isso. Escolhi alguns que ajudassem a transição da nova alma do mundo espiritual para este plano material. Gostaria de compartilhar com todos essa dica simples e muito eficaz! Eles foram:
Angelica- promove proteção espiritual para a criança que vai chegar
Mariposa Lily- ajuda a ligar-se à criança que está para chegar; autoconfiança a respeito da maternidade; remédio de uso geral para as energias maternas positivas durante a gravidez e o nascimento
Manzanita- aceitação do corpo físico durante a gravidez, contrabalançando sentimentos de feiúra ou falta de jeito do corpo; vivenciar o corpo como templo espiritual da alma que está encarnando
Evening Primerose- protege contra intenções destrutivas conscientes ou inconscientes em relação ao feto durante a gravidez; absorção pela criança de emoções tóxicas durante a gestação
Walnut- para a transição em cada estágio da gravidez, especialmente para a liberação da criança no nascimento; aceitar o novo papel de mãe

Estes eu mesma escolhi, porque gosto do assunto e tenho ótimos livros sobre florais. Mas não descarte a idéia de consultar um terapeuta floral, que pode aconselhar remédios específicos para o estado emocional de cada um. Se você não conhece nenhum terapeuta floral, a Carolina Arêas mora no Canadá, tem um lindo blog sobre o assunto e realiza consultas via internet. Por que não?


10 fevereiro 2008

Dia glorioso


Ontem foi um dia glorioso! A primeira pessoa estranha na rua percebeu que eu estou grávida! Esperei tanto por isso!!! Porque estar grávida sem parecer, não tem graça. Filas de banco e supermercados... aí vou eu!