25 fevereiro 2008

Brotos, brotinhos

Me lembrei de que meu avô chamava a gente de "brotinho", e ontem enquanto preparava os meus, me dei conta de que é realmente um elogio muito fofo, mas que caiu em desuso...
No entanto, está na moda falar em alimentação viva, comer os alimentos com o menor processamento possível, de preferência crus, para manter todas as vitaminas e propriedades intactas. Não existe nada mais cheio de vida do que os brotos... eles têm uma consistência crocante e dão alegria às saladas, sanduíches e até tortas! Os de alfafa e trevo são facilmente encontrados no supermercado, mas legal mesmo é fazê-los em casa. E você pode fazer de várias sementes: trigo, rabanete, lentilha e tantos outros.

Brotos de trigo
Coloque num recipiente a quantidade de trigo em grão que você desejar fazer germinar, cubra com água e deixe de molho uma noite inteira. Na manhã seguinte escorra os grãos, mas não totalmente, eles devem ficar sempre um pouco úmidos. Disponha-os numa travessa, num lugar arejado e deixe a "força da natureza" agir sobre eles! Em poucos ( uns 3) dias eles estarão como estes da foto. É só temperar como salada e mandar ver!


Foto: chris and jenni

2 comentários:

Anônimo disse...

Oh fufinha!!! O vôvi é que era um broto...o mais fofo!!!!

Beijos

Anônimo disse...

Oi, Karim
Muito bacana as suas dicas! Broto de trigo ainda não provei, mas adoro o de bambu e de feijão! Queria te recomendar o canal saúde do site Como tudo funciona: http://saude.hsw.uol.com.br . Acho que vc vai gostar. Tem informações bem completas sobre alimentação, bem-estar, doenças, tratamentos etc...Espero que goste.
Beijos!