25 setembro 2008

Ecologia e prazer

O site Re-nest é uma ótima fonte de dicas e inspirações para uma casa e um dia-a-dia mais ecológicos. Eu sei que isso tudo pode soar extremamente chato, afinal já temos tantas coisas para fazer e nos preocupar, que às vezes ser ecológico se torna uma sobrecarga: mais trabalho, mais peso na consciência e até brigas domésticas!
Mas ao ler este post percebi que em casa temos mais uma atitude ecológica e não só pelo dever, mas por prazer! Adoramos a cafeteira italiana, que além de proporcionar um café saboroso, é ecológica porque dispensa o filtro de papel.
Isso me faz refletir o quanto ser ecológico pode ser natural e espontâneo também. Por exemplo:
detesto pegar saquinhos plásticos sem necessidade, eles vão se proliferando, entupindo a despensa, os armários, as gavetas, cada buraco da casa e me fazem temer uma morte súbita por afogamento em saquinhos!
Ao usar água e luz com moderação, ou optar por não usar o carro, penso que além de preservar as fontes naturais, estou preservando a minha energia também: o meu salário, o meu trabalho, a minha saúde!
E com o dinheiro (ou energia) que sobra, posso gastar (ou investir) mais em alimentos orgânicos, em lazer, e outros cuidados pessoais...
...o que me faz gastar menos com médicos e remédios!

Nenhum comentário: