18 maio 2009

Brasileiros nativos

Não, infelizmente não fomos ao Parque Nacional do Xingu neste fim de semana. Mas só de vê-los dançar, ou melhor só de chegar mais perto deles, fiquei muito emocionada. É sem dúvida um povo cheio de força.

Ao contrário do que se pode pensar, os índios são muito organizados e disciplinados, nas construções, nas tarefas e também nos eventos festivos.

Esta foi uma pequena demonstração da dança do Kuarup , ritual anual dedicado aos mortos.

Eles fazem parte da etnia Kuikuro, que significa "peixinhos bicudos".

As mulheres são muito discretas e comedidas, não se enfeitam tanto como os homens. Têm uma postura e cabelos lindíssimos e pasmem, nenhuma celulite! Pena que de índio eu não tenho nada...

Tudo isso aconteceu na Toca da Raposa, um lugar sustentado por uma única dona, criado para salvar, recuperar e abrigar animais silvestres apreendidos no tráfico, que chegam sempre em péssimas condições e raramente sobrevivem. O tráfico de animais silvestres é o terceiro maior no mundo.
Uma vez por ano, alguns integrantes desta tribo vêm a São Paulo para demonstrarem um pouco da sua cultura e conscientizar a todos da importância de ajudar a mantê-la.
Vão embora nesta semana, e só retornam no ano que vem. Ficam em média 40 dias, e demoram de 3 a 4 dias de viagem para virem e o mesmo tempo para voltarem ao Mato Grosso.

Já imaginaram ir para lá, vê-los in loco, no meio da floresta? Deve ser uma experiência transformadora!

4 comentários:

Ana Flávia disse...

Que delicia de passeio Karin!!!!
No próximo ano estarei lá com vcs!!! rsrs
Bjs

Vânia Almeida disse...

Meme especial para você emmeu blog. Confira. Abraços,
Vânia
http://cuidandodocorpo.blogspot.com

Rodrigo disse...

Nao chama mais Parque Nacional, agora é Território Indígena do Xingu.

Bianca Viani disse...

eita !
o Orgonio pra variar sempre demais !
beijo!