25 maio 2009

Macrô de verdade

Restaurantes naturais e vegetarianos existem muitos por aí, mas se você quer ter um experiência macrobiótica "roots", o seu lugar é a Escola de nutrição psicossomática Satori, muito conhecido também simplesmente como Kikuchi, o nome de seu fundador.

O lugar é extremamente simples, franciscano mesmo e os alimentos são preparados e servidos seguindo os princípios rigorosos da filosofia macrobiótica. Se você não faz a linha hippie-macrô, então vá com um olhar antropológico, aquilo é um mundo a parte!
A base é sempre o arroz integral, e neste dia estava acompanhado de missoshiro com algas, mais os legumes: bardana, nabo com molho de tahine, raiz de lótus empanada, abóbora japonesa, acelga e rabanete. Equilibrando os cinco sabores (doce, salgado, amargo, picante e azedo) e as cinco cores ( branco, preto, verde, amarelo e vermelho). Bebida só chá e de sobremesa um delicado strudel de maçã e passas, sem açúcar algum. Você olha para os lados e vê apenas pessoas mastigando sem parar, porque na macrobiótica tem que se mastigar pelo menos 50 vezes cada bocado "até o sólido virar líquido".

Lá também funciona o Instituto Princípio Único, onde ocorrem aulas e estágios de culinária vitalizante, reuniões fortalecedoras da autoconfiança feminina e orientações individuais com o Prof. Tomio Kikuchi. Além de tudo isso, funciona por lá um entreposto com todos os alimentos de que um macrobiótico precisa.

Mas não vá fazer como minha irmã, que um dia saiu de lá e bateu um sunday no Mc Donalds em frente!

Para saber mais:
Praça Carlos Gomes, 60 1. andar - Liberdade, SP
tel: 3242-9738

Ou no blog Vivalavanca.

2 comentários:

Anônimo disse...

Karenzita
Me explique porque restaurantes naturais nao possuem carne?
Carne seria artificial?
Lu Xuxu

Karin disse...

Xuxu, essa história é complexa... depende da linha que o restaurante segue, há os naturais "naturebas" que tem frango ou peixe, há os vegetarianos totais, há os orgânicos onde vc pode encontrar até carne de vaca alimentada com capim organico, mas neste caso, no macrobiótico, não tem carne, eles comem apenas alguns tipos de peixes.