06 fevereiro 2009

Shantala, a conquista da vida boa

Demorou, mas aconteceu! Uma das coisas que eu mais planejava ainda grávida, era fazer massagem no meu filho. Mas qual não foi a grande frustração quando na época indicada (ao redor dos 2 meses) me deparei com um bebê completamente enfurecido quando começava a ser massageado...
Me recusei a acreditar e ainda insisti mais algumas vezes, mas todas as tentativas de deixá-lo relaxado acabavam em pura tensão. E eu achava que ia abafar na Shantala...


Até que uma amiga muito experiente no assunto, a Jacqueline, me aconselhou começar aos poucos: uma semana só nos pés, depois pés e pernas e assim por diante. E recomendou ainda que não desistisse, que continuasse insistindo por a oleação ser muito importante para a imunidade, musculatura, sistema nervoso, coordenação motora e tal tal tal...
E assim eu fiz, de mansinho, quando ele começava a chorar, parava e só fazia novamente no dia seguinte.


Hoje estou muito feliz porque ele gosta visivelmente, já deixa eu fazer a Shantala completa e inclusive fica quietinho esperando por ela. Com o clima armado de musiquinha suave, óleo de lavanda no difusor e temperatura amena, faço logo após o banho e antes de mamar e dormir, graças a este ritual as noites têm sido maravilhosas.
Conversando com outras mães, descobri que é muito comum os bebês chorarem no começo e por isso, mesmo as mais bem intencionadas acabam desencanando.


Para quem quiser aprender recomendo que vá direto na fonte: o livro "Shantala" de Frédérick Leboyer, não tem erro, é lindo, poético, simples e muito claro!

E depois sai todo serelepe, o Picutico!

8 comentários:

Unknown disse...

Que linda descrição, pena não saber disto, 12 anos antes, para dar boas noites para a minha filha...
Beijinhos
Cláudia

Karin Fromm disse...

É pena Claudia, mas vc ainda pode fazer umas massagenzinhas nela, e ela nem vai chorar!
Beijos

Raquel disse...

Que coisa mais linda!!!

mim disse...

Olá!
Tal como a Cláudia, lamento não o ter feito aos meus filhos quando eram bebés... Que belas imagens, de intimidade e amor... Que paz!
Um beijinho
Fernanda

Anônimo disse...

que sortudo esse rapaz!!!qualquer coisa, shantala(incrivel!), tuina, invenções bárbaras, qualquer coisa pelas mãos mágicas de karin... eu tive a sorte de massagear muuito meu filho e minha filha e mesmo hj q já estão bem crescidos não só sinto que esse canal continua muito eficiente entre nós tenho a felicidade de receber massagens carinhosas e muito eficientes deles. muitos beijos para essa família linda!!!

Carol Arêas disse...

Amor puro!

Fer Guimaraes Rosa disse...

Karin, que blog lindo--seu filho, seu cachorro, sua visao e postura no mundo. Adorei~! :-)

um beijo,

Kelly disse...

Como é linda a energia da Shantala neh.... passa para a gente uma conexão direta com o criador. Mostra o que temos de mais belo e significante dentro de nós.
Shantala, massagens, toda a intenção ao próximo é riso.

Saúde para o se corpo e mente
Kellynha.