02 julho 2009

Pasta de nozes

No frio dá vontade de comer coisas mais pesadas, substanciosas, é a vez das gorduras boas das sementes e oleaginosas...


Sou adepta de tahine, a manteiga de gergelim, em várias ocasiões culinárias, mas principalmente nos lanchinhos. Tahine com mel em partes iguais é delicioso para passar no pão,  um lanche rápido e altamente nutritivo. O mesmo vale para a versão salgada de tahine com missô e gotas de limão.
Outro dia vi na casa de uma amiga uma pasta de amêndoas, mas ela não serviu e eu não pedi. Desde então fiquei obcecada em experimentar aquilo. Não era um produto nacional e ainda não encontrei em nenhum lugar. Disposta a acalmar meu apetite por novidades resolvi fazer a minha própria pasta. Mas como em casa não tinha amêndoas, então eu fiz de nozes mesmo.
Triturei no processador nozes com um pouco de azeite, tudo a olho.


Passei no pão com mel e mandei ver. Pois ficou maravilhoso!

Outras possibilidades: adicionar umas colheradas da pasta na massa de bolo ou biscoitos, no mingau, com frutas, macarrão, e onde mais precisar de um toque extra.
Fico imaginando que a versão de amêndoas com mel, deva se parecer com uma espécie de marzipan de preguiçoso...