11 janeiro 2010

As crianças são assim...



"A natureza anímica da criança" de Caroline von Heydebrand, editora Antroposófica. Um livro excelente para entender o temperamento do seus filhos, alunos, pacientes e até você mesmo.
De acordo com Rudolf Steiner, o "pai" da antroposofia eles são quatro: colérico, fleumático, sanguíneo ou melancólico. Senti uma mistura de alívio e espanto ao reconhecer muitas pessoas nesses temperamentos, e confesso, clareou muitas questões a respeito do comportamento do meu filho.
O livro ainda explica maravilhosamente como fazer e porque é fundamental cultivar a imaginação, a criatividade e a fantasia na educação infantil.

Adorei esta frase: "Explicar o mundo a uma criança de forma meramente intelectual, é como tirar os matizes da asa de uma borboleta".

6 comentários:

Elisa disse...

Oi Karin, que os desejos feitos na sua fitinha do sr. do bonfim se realizem em 2010! um beijo, Elisa

Karin Fromm disse...

Elisa, OBRIGADA!!!

Christiana Saldanha disse...

Estudo Pedagogia e fiquei interessada nesta frase também. "Explicar o mundo a uma criança de forma meramente intelectual, é como tirar os matizes da asa de uma borboleta". Poderia me passar o nome do livro em que a encontrou?
Obrigada,
Christiana

Karin Fromm disse...

Christiana, o nome do livro é esse mesmo: "A natureza anímica da criança" de Caroline von Heydebrand.

Bianca Viani disse...

adorei !! vou comprar !!!
beijo

Unknown disse...

Karin, estou lendo o livro agora e fiquei curiosa sobre o que achou do conteúdo relacionado às forças plasmadoras, forças vitais, enfim, como interpretou isso no livro?