20 maio 2008

Procura-se Janaína

Há alguns anos atrás fiz um trabalho voluntário com bebês da FEBEM aqui em São Paulo, aplicando-lhes Shantala ( massagem indiana para crianças) 1 vez por semana. Era incrível de se notar a diferença que estes poucos minutos de toques, calor e estímulo faziam em suas vidas. Crianças institucionalizadas apresentam atrasos graves de desenvolvimento físico e mental por pura falta de contato e vínculo, uma realidade bem triste.
Eu é que não vou perder "Procura-se Janaína" um documentário de Miriam Chnaiderman!


TV CULTURA dia 23/05 às 20h30
CANAL BRASIL dia 27/05 às 20h


Há crianças sem lugar no mundo. São crianças entregues a instituições e que não se desenvolvem nos padrões esperados: não são portadoras de deficiências, mas também não têm um desenvolvimento dito normal. Assim era Janaína, negra, pobre e institucionalizada na fEbem dos anos 1980. Ela se debatia no berço e se machucava, ficava com a mão espalmada, na falava e não se relacionava com outras crianças. Hoje, duas décadas depois, onde estará Janaína?

Miriam Chnaiderman é psicanalista, documentarista e ensaista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sédes Sapientiae. Esse é seu sétimo documentário tendo dirigido entre outros: "Dizem que sou louco", " Artesãos DA Morte", "Gilete Azul" e Passeios no Recanto Silvestre".

Um comentário:

Cláudia disse...

Olá! Estou de volta...
Fiquei feliz de ver resposta ao comentário.
Espreitei Rodrigo Leão porque temos um músico português com o mesmo nome. (Agora percebi que esse vive aí em casa...) Parabêns pelo trabalho dos dois e beijinhos para o BEBE.
Cláudia