18 setembro 2007

Gordura trans



Você sabe o que é gordura trans?

Está na moda, está nos rótulos, nas embalagens. Todos sabem que faz mal, mas você sabe por quê?
Uma breve história das gorduras, um resuminho informal sobre os diferentes "estilos":

As gorduras poli-insaturadas são aquelas presentes no óleo de oliva, no abacate, nas frutas oleaginosas e em alguns peixes. Em quantidades moderadas são benéficas, pois elevam o colesterol bom e carregam consigo muitas vitaminas, enzimas e outros elementos importantes na fabricação de hormônios e agem como precursoras de muitos outros precessos vitais. Porém, nem mesmo o consumo dessa deve ser abusivo, porque quanto mais gordura acumulada no corpo ( e elas acumulam que é uma beleza!), mais oxidação, "ranço", radicais livres, envelhecimento!

As saturadas estão presentes em quantidades maiores nos óleos refinados, manteiga, carnes vermelhas etc. .Elas elevam o mau colesterol, aquele que faz a gordura se depositar na parede das artérias e aí você já sabe o resto.

Enfim a maligna, a pior de todas: a gordura trans, a danada tem dupla ação, eleva o colesterol ruim e abaixa o colesterol bom! Está presente em muitas guloseimas de supermercado: biscoitos recheados, bolos industrializados, sorvetes e assim vai. Ela dá "aquela" textura crocante e macia que todas essas belezuras têm.

Mas muita atenção!! Não se engane! Ás vezes você adquire o seu alimento, todo confiante e tranquilo, porque está no rótulo " livre de gordura trans", e daí vai olhar lá atrás da embalagem, e vê que seu inocente produtinho está carregado das outras gorduras, ou seja, continua sendo uma bomba!
Fique esperto, não basta ser livre de trans, tem que ter pouca "gordura total".

Um comentário:

Anônimo disse...

Pode crer, Karin. Não sei por que a legislação brasileira criou uma brecha para os fabricantes de alimentos industrializados. Lobby, dinheiro ou oportunidade comercial para as necessárias adaptações? O caso é que existe a brecha e as empresas usam-na para apregoar "livre de gordura trans" e "0% de gordura trans" mesmo que o alimento contenha esse veneno. Detalhei essa brecha no verbete Trans dentro da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_trans. Beijo.