04 abril 2008

Detox de cada dia, me darei hoje!


Coversando com uma paciente hoje de manhã, sobre quantas pessoas que conhecemos que faleceram de câncer, ou estão em tratamento ultimamente, parei pra pensar a respeito de detox. De como nosso dia a dia nos força a ter cada vez mais consciência sobre tudo que compramos, usamos, ingerimos, fazemos, produzimos e até sobre o que pensamos. E me dei conta de que a intoxicação acontece em vários níveis: ambiental, físico, mental, emocional... e de várias formas. Sobre todas as maneiras intoxicantes de como pensamos, sentimos e nos relacionamos podemos falar num outro texto. Pensando sobre quanto lixo palpável produzimos e consumimos, já podemos falar um bocado agora mesmo!
A detox começa pela boca quando escolhemos ingerir mais produtos não industrializados, processados e refinados. Quando optamos pelos alimentos integrais, frescos, e aqueles de cultivo orgânico já nos livramos de uma boa dose de toxinas como: hormônios, agrotóxicos, conservantes, corantes, adoçantes e sabe-se lá mais o quê. Tudo isso que o corpo não reconhece, não assimila e fica lá, acumulado, "entupindo" nossas células.
Um outro passo é nos darmos conta de tudo o que usamos, de cosméticos a produtos de limpeza. Cremes hidratantes, shampoos, perfumes, maquiagem, desodorantes então... nem se fale, estão carregados de metais pesados e produtos químicos nocivos e reconhecidamente cancerígenos como chumbo, petroquímicos, parabenos, sulfatos, fragrâncias, corantes e pigmentos. Todos eles usados para melhorar a fixação, o cheiro, a cor, estabilização, para fazer mais espuminha e assim por diante... Já existem ótimas marcas no mercado brasileiro que produzem cosméticos mais naturais e menos agressivos. Eu mesma, não troco um bom óleo vegetal por nenhum hidratante cheirosão deste mundo! E você pode falar que estas soluções alternativas não resolvem os seus problemas de "odores corporais", e eu vou te dizer que uma coisa leva a outra! Por exemplo, se você consumir menos carnes e latícinios, a sua transpiração não vai ter um cheiro tão forte, e você não vai precisar usar um antitranspirante mega potente que blinde seus poros por 24 horas!!!
E daí vêm as intoxicações ambientais, aquelas que não podemos evitar completamente, morando em grandes cidades: poluição do ar e sonora, e as famosas radiações eletromagnéticas que vêm do microondas, da tv, do computador e principalmente do celular. Outro dia, li que se você colocar um ovo entre dois celulares ligados, ele sai cozido dentro de poucos minutos!
Imagine então, o que ele faz com a nossa cabeça (e tudo que tem dentro)! Mas dá pra se proteger usando o computador fazendo intervalos, não dormir com aparelhos de tv, som e rádio relógio muito perto da gente (de preferência nem no mesmo cômodo) e claro, falar ao celular só quando necessário, e quando possível usar o viva voz.
Tenho a mais absoluta certeza de que não precisamos ser radicais ou ir morar no Himalaia... com algumas atitudes simples, já tá bem bom... dá pra ir longe, e ir melhor!

Foto: Gabriol

Nenhum comentário: