12 dezembro 2008

Meditações sobre a TPM


Por que temos TPM?
Não, não é uma pergunta de caráter científico, não me interessa saber sobre este ou aquele hormônio que subiu ou desceu durante o ciclo menstrual, sobre retenção de líquidos ou falta de nutrientes. Quero saber qual é a função evolutiva e social da coisa.
Fazia tempo que não passava por isso, na gravidez e no aleitamento os baratos e desgraças hormonais são outros. Então quando ela chegou desta vez, me pegou desprevinida, sem suspeitar que tamanho descontrole emocional vinha dela, bandida!
Andava muito irritada já há alguns dias, mas a gota d'água foi quando meu filho se recusou a comer a papinha (aquela dos legumes orgânicos, picadinhos, cozidos na panela de ferro, amassadinhos na peneira e tal...), e eu simplesmente comecei a chorar compulsivamente, frustrada, odiosa, muito contrariada, ou seja, naquele momento eu quis morrer. Não, não era pra tanto, ele só estava cansado e comeria mais tarde.

Aí me liguei: só pode ser TPM.
Mas pra quê isso meu Deus?

Então refleti.
Em condições ideais, num mundo mais flexível, sem tantos compromissos e exigências o que eu faria nessas condições? Já que me sinto socialmente inapta e desagradável, eu sumiria de cena, ficaria sozinha até me sentir melhor, até não ser mais arrebatada por pensamentos suicidas sem nenhuma razão aparente.

Logo concluí que a função da TPM deve ser justamente esta: pausa, descanso, descompressão, retirada, recolhimento, introspecção.

Tudo o que anda cada vez mais raro em nossas vidas de mulheres maravilhosas e incríveis, multi-funções, 24 horas sem parar...
O mal não é a TPM, é não ouvir nossos corpos e não respeitar nosso tempo.

Ilustração: Rodrigo Leão

4 comentários:

Cássio Siqueira disse...

TPM?
Tensão Permanente da Mulher?
Brincadeirinha. Sei que se isso for ouvido na TPM é uma piada de EXTREMO mau gosto. Se for ouvido fora da TPM é engraçadinha.
Sei porque convivo com uma TPM monstro. Faltando seis pilulas para o fim da cartela, nem Buda harmoniza o ambiente. Dois dias após a menstruação, tudo é festa.
Acho que a função evolutiva (espiritual) da TPM é o amadurecimento do homem, pra ter jogo de cintura de lidar com esa montanha russa.
Brincadeira de novo (ou não).

Javier B. Martínez disse...

Olá Karin. Seguramente ya lo sabes, pero por si te sirve de ayuda, la medicina tradicional china utiliza una hierba, llamada Dong Quai (angelica sinensis), que parece ser que funciona muy bien con las mujeres que sufren este tipo de problema.

Um abraço

Anônimo disse...

Misterio....
Sera que a tpm teve peso evolutivo?
Sera que todas as mulheres tem TPM?
Xuxu

Karin Fromm disse...

HAHAHAHAHA!!!! Amei isso Cassio! Muito pertinente seu comentario!
Obrigada pela dica Javier, não conhecia esta erva!

Achei divertido, apenas os homens comentarem!