01 dezembro 2008

Moderno é isso

A marca japonesa Muji promove anualmente um concurso de design com temas específicos chamado Muji Award. A Muji é conhecida pelos produtos de boa qualidade, descolados, fabricados honestamente e com economia nas formas, ou seja de design "enxuto".
Achei maravilhoso o resultado do concurso deste ano. Entre os ganhadores estão estes 2 produtos que não são exatamente produzidos. São, na verdade, subprodutos industriais, que souberam reutilizar e comercializar sem nenhum novo gasto de recursos naturais e nem detritos industriais poluentes. Não é maravilhoso e inteligente?


O óleo da camélia é utilizado na culinária. Este (não) produto, o pó de camélia, era sobra e descarte da extração deste óleo. O pó que é antibacteriano, elimina odores e quebra moléculas de gordura, será vendido como um detergente que não agride as mãos nem o meio ambiente.



Este outro produto é a casca do talo do trigo, um canudinho perfeito feito pela natureza, e que iria para o lixo após o processamento do cereal.

Para ver os outros ganhadores do concurso entre aqui. Para assistir a um vídeo maravilhoso sobre economia, política e ecologia veja "A história das coisas" e saiba porque comprar é um assunto sério!

O mundo está mudando, e eu acho que é para melhor!

2 comentários:

Unknown disse...

Tantas novidades!!! Adoro esta marca! A loja mais próxima , para nós, é em Madrid...Gosto mesmo muito! Já agora, pela afinidade com a Muji um casal de Arquitetos: TEZUCA e o seu trabalho!
Beijos
Cláudia

Unknown disse...

Escrevi mal...
TEZUKA
http://www.tezuka-arch.com/english/works/houses.html
Cláudia