06 novembro 2007

Workshop de Anatomia Emocional


10 nov | sab | 10h a 17h


ANATOMIA EMOCIONAL

O processo formativo humano como tarefa bioética


Hoje, na velocidade e concentração planetárias trazidas pelo capitalismo global, a experiência nos mostra que a vida se dá de modo aberto e sistêmico; que a realidade se faz continuamente e não é feita – como pensávamos até há pouco – de indivíduos que se movem e se firmam dentro de um cenário estático. Mostra também que a subjetividade não é apenas íntima, mas um grande mar alimentado por movimentos econômicos, políticos, sociais, culturais, inovações tecnológicas, modos, modas, comportamentos, línguas, valores, guerra. Tudo misturado. Ondas de todos os tamanhos e durações, solicitando-nos a criar continuamente novas modelagens subjetivas para podermos nos articular, viver, fazer, nos relacionar – enfim, sobreviver.

Muitas pessoas já se percebem fazendo parte da evolução; sentem a si mesmas como sistemas vivos, parte da biosfera, interligadas em redes, ambientes dentro de ambientes, articulados a outros ambientes. Poucos ainda se percebem como portadores de uma capacidade – muito mais complexa do que aquela de qualquer outro ser vivo – de autoconstruir-se e automodelar-se continuamente, a partir do vivido.

Entretanto, o mais difícil de perceber é como o capitalismo global contemporâneo se alimenta precisamente da potência humana de dar forma a si mesma. Captura essa potência e a canaliza,oferecendo moldes subjetivos pré-fabricados pelo próprio capitalismo, testados pela relação do mercado, manipulados por pesquisas de opinião e sustentados por tecnologias criadas pelas mentes mais brilhantes.

Isto é o que denominamos hoje de biopoder. E é um dos campos de trabalho ético mais urgentes na atualidade.

Vamos abrir essas cartografias do vivo e do capitalístico. Simultaneamente, vamos pensar e viver o corpo através de exercícios baseados na biologia, pedagogia e clínica formativa de Stanley Keleman - biólogo, filósofo, autor e terapeuta americano, pioneiro nos estudos do corpo e de suas relações com o vivido. Vem desenvolvendo ao longo de 40 anos esse conceito matriz de Anatomia Emocional, associado ao método contemplativo, contemporâneo e ocidental chamado prática de corpar.

www.centerpress.com
www.laboratoriodoprocessoformativo.com

Taxa: R$ 160,00

Coordenação: Regina Favre, filósofa, educadora e terapeuta. Introdutora e crítica do pensamento de Stanley Keleman no Brasil. Coordenadora do Laboratório do Processo Formativo, em São Paulo. Colaboradores: Saulo Cardoso, médico e terapeuta. Estuda, ensina e pesquisa o pensamento de Stanley Keleman há doze anos. É professor do curso de Anatomia Emocional da Palas Athena. Participa do Laboratório do Processo Formativo como transmissor. Márcia Ferrarezi, professora do curso "Anatomia Emocional" na Palas Athena. Estuda, ensina e pesquisa o pensamento de Stanley Keleman e Regina Favre há seis anos. Faz parte do Laboratório do Processo Formativo de Regina Favre como transmissora deste conhecimento. Lúcia Freitas, jornalista, videomaker. É webmaster do site do Laboratório do Processo Formativo e registra o curso de Anatomia Emocional na Palas Athena.




Palas Athena
Rua Leôncio de Carvalho, 99 - Paraíso - Tel (11) 3266 6188

Inscrições pelo tel (11) 3266 6188, site www.palasathena.org.br ou na sede da Palas Athena