06 março 2008

Algas marinhas


Vocês já devem ter ouvido falar que as algas marinhas fazem muito bem para saúde, não? Elas estão presentes em muitos cosméticos, em cápsulas e fórmulas para emagrecer. São fontes riquíssimas de iodo, ferro, cálcio, vitaminas A, C e do complexo B, e sua proteína se assemelha à da clara do ovo (albumina). Então vamos a elas.
Além de comprá-las em comprimidos ou comê-las no restaurante japonês (aquela dos "enroladinhos" se chama nori ), existem outras formas de apreciá-las. O problema é que nem todas são palatáveis, e você tem que querer muito ser saudável para agüentar o gostão de peixe da alga Wakame, por exemplo. E tem mais, você pode adquirí-las com muito boa intenção, mas se você não é descendente de japoneses, mesmo que você queira comê-las, provavelmente não saberá como. Mas juro que descobri receitas gostosas!

Alga hijiki em conserva:
Despeje o conteúdo de um pacotinho da alga em um recipiente coberto com água, por mais ou menos uma hora ( todas vêm desidratadas). Depois que ela hidratou, escorra a água e coloque-a num vidro. Cubra com muito azeite, um pouco de vinagre e um pouco de shoyu ( molho de soja). Tampe, espere uns 3 dias e pronto!
Fica deliciosa com tudo, até com arroz e feijão!

Gelatina de alga ágar-ágar:
Esta é vendida em pó. Misture 1 colher de sopa da alga em 1 copo de água e leve ao fogo sempre mexendo bem. Deixe ferver por 3 minutos. Retire do fogo e adicione 2 copos de qualquer suco de frutas ( com suco de uva fica ótimo! ). Leve à geladeira até endurecer.
Também pode ser usada para " dar o ponto" em geléias ou em mousses, como a gelatina em pó comum.

Alga Kombu na sopa:
Na minha pequena experiência, a melhor forma de consumir este tipo de alga é em sopas. Qualquer sopa, quando estiver perto do fim do cozimento, adicione pedaços da alga. Mas lembre-se de picar miudinha, porque ela incha e fica enorme. Este tipo quase não tem gosto.


Ilustração: Rodrigo Leão

Um comentário:

Anônimo disse...

oi karin
eu uso muito a wakame, acho uma delícia!!! Seguem as minhas maneiras mais usuais:
1- MISOSHIRO
na minha casa nós tomamos de manhã umas 2 vezes por semana. somos em 4 então eu coloco pra ferver 4 tigelinhas de agua filtrada, enquanto ferve coloco uns 2 punhados de wakame de molho em uma tigelinha de agua fria. Quando a agua começa ferver dissolvo umas 2 colheres de sopa de miso na panela, acrecento o wakame já hidratado junto com a agua, deixo esquentar mais um pouco e pronto. As vezes eu vario colocando um inhame ou chuchu ou batata fatiada bem fininha pra cozinhar logo ao por a agua do misoshiro pra ferver, nesse caso é bom por mais um pouco de agua também...
2- uso a wakame pura, grosseiramente esmigalhada em cima de alguma coisa que não tenha muito tempero, como se fosse um gersal, em cima do arroz integral ou do arroz japones cozido, fica da hora!
3- nas saladas, ou hidratada ou sequinha tb.
bj