02 março 2008

Curso de Anatomia Emocional

Quem se interessa ou trabalha com terapias corporais, ou usa o corpo humano como instrumento de seu trabalho ( dança, teatro, etc.) já deve ter se deparado alguma vez na vida com o livro "Anatomia Emocional", de Stanley Keleman. O livro é o primeiro de uma série que aborda a metodologia da terapia formativa, e por ser tão rico, tão vivo e complexo, se torna difícil de ser assimilado apenas pela leitura. Temos que vivenciá-lo! E é isso que a terapeuta Regina Favre nos proporciona com muita experiência e vivacidade em seus seminários.
Sem a menor dúvida, esta é uma metodologia moderna, atual e eficaz para quem quer tratar dos outros e de si mesmo abordando corpo-mente-emoção-comportamento como esferas que se relacionam, e modificam a si mesmas concomitantemente.
Segue o texto da Regina:


O que é o Seminário Vivenciado de Anatomia Emocional?

“Desde 2002, Anatomia Emocional tornou-se o centro da minha pesquisa e criação que está configurado hoje como uma leitura ativa deste livro que acontece com diferentes grupos por quatro semestres. Como professora, ajo como leitora, comentadora e intérprete (no sentido de cantora ou performer), diretora de cena, uma lenta escaladora das linhas da Anatomia Emocional, juntamente com grupos numa atmosfera contínua de ensaio.

Os grupos são compostos por pessoas que já têm sua própria experiência e autonomia em suas vidas e profissões: terapeutas corporais de diferentes tradições, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, bailarinos, atores, fisioterapeutas, artistas plásticos, assistentes sociais, consultores, jornalistas, professores…

A transmissão formativa se constitui num evento em si mesmo. É a experiência corporificada de uma bem tramada produção em camadas de corpos e ligações, conhecimento formativo somático e conceitual, linhas narrativas, gravar e ver vídeos, exercícios de formulação do pensamento na linguagem formativa, posturações de si mesmo, a experiência do método Kelemaniano de corpar, desenhar somagramas, produção de mapas conceituais, conversas sobre história social, política, biologia, modos de subjetivação, auto-narrativa somática, descrições de diferentes pessoas funcionando em suas vidas e seus mundos.

O ambiente, especialmente desenhado para este fim, é uma pequena máquina feita da interconexão de elementos heterogêneos: o livro da Anatomia Emocional, imagens da aula anterior sempre rodando na TV sem som como camadas de memória, o controle remoto para stills, slows, backwards, fowards, quadro a quadro, a qualquer momento da aula, a gravação de imagens dentro de imagens, um operador de câmera profissional sempre lá como parte do grupo, um telão, um retroprojetor com sua luz que cria ambientes expressionistas, a projeção magnificada das transparências das imagens da anatomia emocional e da biologia evolutiva que nos dá a experiência da nossa pequenez dentro do pré e do pós-pessoal, um enorme quadro branco, cadeiras desmontáveis, o assoalho claro e paredes amarelas onde toda ação se torna minimalisticamente visível, uma grande janela que reflete dentro da sala ao mesmo tempo que emoldura o mundo lá fora de que somos parte.”

Livro Anatomia Emocional

Frequência: Encontros durante um final de semana, a cada dois meses, durante quatro semestres.

Datas para 2008: 29/30 de março; 24/25 de maio; 02/03 de agosto; 27/28 setembro; 29/30 nov. As datas de 2009 serão divulgadas futuramente.

Valor: R$ 400,00

25 vagas

Inscrições: por e-mail (clique no link e a janela de nova mensagem abrirá). Envie a sua história profissional e fale do seu interesse.

Local: Laboratório do Processo Formativo - Rua Apinagés, 1100, cj. 507. Telefone: 11-3864-5785


4 comentários:

elainemmraduan disse...

Boa tarde , estou procurando sobre anatomia emocional e vi o seu site, e vi também que existe curso, mas só com data patra 2008. Existe ainda o curso?

Poliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Poliana disse...

Boa noite.
Estou fazendo uma pesquisa aparte do livro Anatomia Emocional. Gostaria que me orientasse com uma melhor abordagem para um estudo de comportamento.

Anônimo disse...

QUEM TEM INTERESSE DEVE VER ESTE SITE:
http://laboratoriodoprocessoformativo.com/reginafavre/
Atividades em São Paulo. Tem agenda de 2012, primeiro semestre.