11 março 2008

Por um parto natural


Amigos orgonautas: este é um mundo a parte. O mundo das mulheres brasileiras que querem ter um parto natural! Digo brasileiras, porque nosso país é um dos campeões mundiais na prática da cesariana.

Como fisioterapeuta e terapeuta reichiana, antes mesmo de engravidar, já era uma defensora e entusiasta da moda antiga de parir, por conta das inúmeras vantagens para a mulher e mais ainda para o bebê quando ambos vivenciam ativamente o trabalho de parto. Vantagens físicas, psicológicas e na prevenção de infecções e até neuroses! Tantas mazelas que podemos evitar quando o ritmo do bebê é respeitado acima de tudo, e não o feriado do médico ou a data da depilação da mãe. Mas esta é uma longa história, e cada um é que sabe de si, este post é para aqueles casais que querem um parto normal.

Desde que entrei nessa, descobri que não basta querer, temos que lutar. Lutar pelo direito de ter o parto que queremos e não aquele que nos é imposto pelos protocolos hospitalares, pelos protocolos dos convênios médicos, pelos milhares de obstetras que nos fazem temer e desconfiar de nossos próprios corpos e nos transformam em espectadoras passivas (tornando o parto um ato médico), e por último, pelos padrões estéticos que as cirurgias plásticas e os photoshops nos bombardeiam diariamente, fazendo com que acreditemos que as marcas da vida necessariamente estragam e enfeiam nossos corpos!

Tenho descoberto que a melhor preparação que as mulheres podem fazer (além de se alimentar e dormir bem e exercícios apropriados) é reaprender a confiar no próprio corpo. E isso não é fácil, porque nós "urbanas e modernas" estamos cada vez mais distanciadas dos nossos ritmos naturais, da nossa identidade biológica, não confiamos mais no design da coisa que foi feita pra isso, desacreditamos que somos capazes de fazer "aquilo tudo" que vimos nos partos dos filmes! E parir é entrega. E só nos entregamos quando confiamos.
Encontrei pessoas maravilhosas que trabalham em prol do parto natural e parto humanizado. As minhas dicas são para aquelas que querem se informar a respeito, conhecer e mais do que tudo SENTIREM-SE SEGURAS!!!

Livros:
"Quando o corpo consente" de Thérèse Bertherat, ed. Martins Fontes
" Parto Ativo" de Janet Balaskas, ed. Ground
" Parto sem dor" de F. Lamaze, editorial Vitoria *

* Uma amiga minha leu este livro e disse que foi dormir, rompeu a bolsa e não sentiu nada e acordou quase com a filha nascendo!!!


Sites:
Amigas do parto
GAMA- Grupo de apoio à maternidade ativa
Vida e nascer natural


Ilustração: Rodrigo Leão

3 comentários:

Anônimo disse...

fiquei toda felizona quando vi sua mensagem Karin, ai abri o seu blog e dei de cara com o bebezinho nascendo ,tive uma crise que riso com a ilustra fofa.. e para terminar adorei seu texto lindo sobre parto natural ! vai la Mamãe !!
lindo blog...
beijo Bianca

Anônimo disse...

Lembre-se que não são os médicos simplesmente os grandes vilões da história. Muitas mulheres querem parto cesária por medo ou simples conveniência. Lembre-se que é fácil culpar o médico que ganha muito mais para fazer uma cesária em 4 h do que um parto normal que pode levar um dia inteiro.... Médico tb paga contas.... Injusto? Queixe-se ao seu plano de saúde... Isso eu nunca vi ninguém fazer... A propósito, não sou médica e tive parto normal.

Anônimo disse...

Karin,
como tive 2 partos normais, só posso dizer que além de ter excelente recuperação, a grande responsável pelo parto normal é a médica. Quando vc está lá, vc acredita em tudo que o profissional fala, então se ele não estiver a fim de ficar umas 8hs te acompanhando no hospital, não há cristo para fazer o parto normal.
bjos
graziella