
Lavanda é tão bom, mais tão bom, que não merecia só um post, merecia um blog inteiro só pra ela! O óleo essencial da lavanda é o verdadeiro "bombril" dos remédios naturais, tem milhões de utilidades...Todo mundo deveria ter um vidrinho em casa.
Ele é tão suave que é o único óleo essencial que pode ser usado diretamente na pele, sem precisar diluir como todos os outros, já que são muito concentrados.
Lavanda alivia dores em geral... de cabeça, musculares, reumáticas, cólicas, má digestão... e muitas outras mazelas como: náusea, tosse, febre, enxaqueca, depressão, insônia, queimaduras, picadas de insetos, cistite, eczema, acne, irritabilidade e piripaques. Quer dizer, na dúvida, use lavanda.
Tudo isso porque tem propriedades restaurativas, calmantes, antiinflamatórias, antiespasmódicas e antissépticas.
Eu ando sempre com um vidrinho na bolsa, e quando eu preciso dar um relax imediato, abro a tampa, e dou uma "cheiradinha" (fique tranquilo, não vicia...)!
Também uso muito misturada no óleo de massagem, no difusor ( que aroma celestial!), no escalda-pé, no banho de assento, como "perfume" ( uso atrás das orelhas e nos pulsos), no gargarejo (1 gota para um copo de água) e às vezes pingo umas 3 gotinhas no travesseiro antes de dormir. E se você tiver banheira em casa, nem preciso falar...
Mas pelamôrrrr não vai comprar "essência de lavanda", que é só o cheiro sintético, tem que ser óleo essencial puro (o puro creme da lavanda)!!! É mais caro, mas vale cada centavo!
Foto: Heidi & Matt